sábado, 27 de setembro de 2008

Pancada junto a escola faz 5 feridos

2008-09-25
JOSÉ VINHA


Um aluno da EB 2, 3 de Caíde de Rei (Lousada) foi agredido, na terça-feira, na escola, por cinco estudantes que ali frequentam os Cursos de Educação e Formação. Esta quarta-feira, familiares ter-se-ão vingado. Resultado: cinco feridos.

Ao que o JN apurou tudo começou por um caso típico de "bullying", termo de origem inglesa que tem sido utilizado para designar agressões que ocorrem entre jovens, em que há abuso de alguém mais forte para com alguém mais fraco, ou o abuso de um grupo sobre uma vítima indefesa. Terá sido isso que aconteceu, anteontem à tarde, com um aluno de 16 anos, a frequentar o 9º ano. Cerca das 16 horas, o grupo de cinco estudantes do CEF (dois com 15 anos, dois com 16 anos e um com 17) abordou a vítima e, sem qualquer motivo aparente, começou a agredi-la.

A vítima chegou a casa e contou o sucedido aos pais, sendo alertados uns familiares de Penafiel que, ontem de manhã, decidiram fazer uma espera aos estudantes do CEF. Cerca das oito horas, quando o autocarro chegava junto da escola, onde saíram os cinco alunos do CEF, os familiares da vítima "ajustaram contas".

A confusão instalou-se e um funcionário da escola fechou o portão para evitar que a contenda se alastrasse ao interior do estabelecimento de ensino. A pancadaria causou o pânico no exterior. Os cinco estudantes, que foram transferidos para o hospital de Penafiel com escoriações no rosto, nos braços e nas costas, tiveram alta ao final da manhã.

António Miranda, do Conselho Executivo da EB 2,3 de Caíde de Rei, explicou, ao JN, que foi instaurado um processo de averiguações e nomeado um instrutor do processo para apurar em que circunstâncias ocorreu o caso de "bullying" no dia anterior, uma vez que as agressões ocorreram dentro da escola. Assegura, no entanto, que não tem havido este tipo de violência na escola.

Sobre as agressões no exterior, envolvendo familiares do aluno, a GNR de Lousada já procedeu à investigação.

A escola E,B 2,3 de Caíde de Rei, em Lousada, tem 800 alunos, número considerado elevado para a capacidade normal das instalações e para o número de funcionários ali colocados.

Ali convivem alunos do ensino básico e estudantes dos CEF, cursos técnicos que visam o aumento da qualificação escolar e a aquisição de competências para jovens com mais de 15 anos, em risco de abandono escolar ou que periodicamente abandonaram a escola, antes da conclusão da escolaridade de 12 anos.

in Jornal de Notícias

Sem comentários: