segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Educação: Campanha nacional para mobilizar sociedade assinala Dia dos Pais e Escolas

O Dia dos Pais e Escolas, que se assinala terça-feira, será marcado pela apresentação de uma campanha nacional com o objectivo de mobilizar toda a sociedade para a participação na vida da escola.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), Albino Almeida, avançou hoje que a campanha vai prolongar-se pelo ano lectivo, num conjunto de acções a iniciar-se com a distribuição de desdobráveis e folhetos.

Com esta campanha, a CONFAP pretende "voltar a colocar na agenda a comemoração" do Dia dos Pais e Escolas, em Outubro.

Numa altura em que sucedem várias situações de violência nas escolas, Albino Almeida faz questão de frisar que esta campanha não se limita a chamar a atenção para este fenómeno, e "será feita pela positiva".

Acerca deste assunto, o representante dos pais referiu que as escolas "têm os problemas das comunidades onde se inserem", mas defende que devem ser "o exemplo de solidariedade, fraternidade e convivência social a ser repetido na sociedade".

Os desdobráveis e folhetos integrados na campanha vão chegar a todas as escolas e associações de pais, incluindo na Madeira e Açores, garantiu Albino Almeida, acrescentando que o Ministério da Educação apoiou a produção desta informação.

"Vamos fazer um apelo à sociedade civil e às empresas para colaborarem na campanha" e, neste momento, a iniciativa já conta também a ajuda de várias entidades privadas, referiu Albino Almeida, escusando-se a especificar quais, com excepção para a Fundação EDP.

É que a campanha será apresentada no Museu da Electricidade, em Lisboa.

Por outro lado, o Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, irá participar na campanha, através de uma acção "ainda sem data marcada", acrescentou Albino Almeida.

Para o futuro, a Confederação espera conseguir "outras parcerias e envolvências" pois para "coisas importantes haverá sempre apoios, nomeadamente financeiros", referiu o seu presidente.
Entre as iniciativas que a CONFAP pretende desenvolver no âmbito desta campanha, conta-se a intenção de "trazer a Portugal experiências de outros países, através dos seus protagonistas, sejam da área política, autarcas ou pais".

O objectivo da campanha, que vem "responder ao desafio lançado pelo Presidente da República, há cerca de um ano", é chamar a atenção dos pais para a importância da sua presença nas escolas.

"Queremos mobilizar toda a sociedade e os pais em especial para a participação na vida da escola", salientou o presidente da CONFAP.

Albino Almeida exemplifica com situações em que, quando os pais passaram a estar presentes em algumas "escolas problemáticas, estas deixaram de o ser".

Aliás, "existem já parcerias entre empresas e comunidades locais que levaram a solucionar problemas de disciplina e violência em escolas", insistiu.

Nos primeiros seis meses deste ano foram apresentadas 57 queixas por violência nas escolas no distrito judicial de Lisboa, das quais 21 ocorreram no círculo de Almada.

Por outro lado, os crimes de ofensa à integridade física no exterior das escolas aumentaram 40 por cento no último ano lectivo, ultrapassando os roubos e furtos. Contabilizadas todas as ocorrências, só a PSP registou cerca de 3.000 crimes.
in Agência Lusa

Sem comentários: