domingo, 25 de janeiro de 2009

Pais aprendem a gerir conflitos

Prevenir as toxicodependências ajudando a resolver conflitos entre pais e filhos é o objectivo da iniciativa "Pais à Conversa". As sessões de esclarecimento, pela Câmara de Odivelas, vão percorrer o concelho até Maio.
Sentada nas cadeiras coloridas que costumam ser ocupadas pelas crianças da nova Escola EB1/JI de Famões, está pouco mais de meia dúzia de encarregados de educação. A grande maioria são mulheres. A primeira acção do ano costuma ser a menos participada, segundo explica José Esteves, vereador com o pelouro da Saúde da Câmara de Odivelas, responsável pela aplicação do Plano Estratégico Concelhio de Prevenção das Toxicodependências, no qual se insere o projecto "Pais à Conversa".
"Muitas vezes, a acessibilidade às toxicodependências faz-se a partir de uma ruptura resultante de conflitos. Estes espaços de diálogo constituem uma forma de aprendermos uns com os outros, ao trocarmos experiências, e podem fazer-nos olhar de um modo mais estruturado para algumas coisas que até já sabíamos", explica o autarca.
No meio da sala, de pé, Vera Fonseca - formadora da Educação Viva, entidade parceira da Câmara de Odivelas na execução deste projecto - vai expondo aos participantes uma conjunto de conhecimentos de áreas como a Pedagogia e as Ciências da Educação.
"Relativizem a importância das coisas. Lá por o filho pintar o cabelo de azul para pertencer a determinado grupo, não quer dizer que deixe de ser aquela pessoa que conhecemos", explica a formadora. Outro dos conselhos de Vera Fonseca é "evitar as críticas e comentários depreciativos". "A criança assimila-os como rótulos e não se vai esforçar por mudar. A crítica deve-se dirigir-se à situação concreta".
Por LUÍS GARCIA (in Jornal de Notícias)

Sem comentários: