quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Angola - Participação de jovens na vida pública é prioridade do governo

Luanda - A vice-governadora de Luanda para área social, Juvelina Imperial, afirmou que a criação de um espaço de diálogo para engajar os jovens nos programas públicos e juvenis consta da política do Governo angolano. Ao falar na abertura do curso sobre governação do Projecto Parlamento Escolar, Juvelina Imperial recordou que o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, fez referência, no seu discurso do ano novo, à necessidade de estímulo aos valores e atitudes construtivas dos jovens e ao aproveitamento das suas potencialidades intelectuais.
Segundo Juvelina Imperial, as questões da juventude constituem uma das prioridades do Governo Provincial de Luanda (GPL), onde estão inseridas também a execução de acções tendentes a promoção do civismo e da cidadania, de forma a contribuir para o resgate dos valores morais e cívicos. Para si, o curso sobre governação constitui "uma mais valia", porque vai permitir que os jovens participantes adquiram os conhecimentos necessários para interagir nas várias áreas do saber, o que vai favorecer o florescimento das novas gerações. "O nosso país é constituído na sua maioria por jovens.
Assim sendo, a juventude constitui o garante da continuidade do desenvolvimento e, portanto, é necessário que esteja preparada para os desafios do futuro", afirmou a responsável. Os resultados da acção formativa, de acordo com a vice-governadora Juvelina Imperial, constituirão uma mais valia no aprendizado dos jovens participantes, na medida em que terão um conhecimento mais profundo sobre o funcionamento dos órgãos de soberania de Angola.
A embaixadora do Reino Unido em Angola, Pat Philips, que presenciou a abertura do acto, expressou o seu orgulho por ser um dos patrocinadores do curso sobre governação, a ser ministrado pela Searche For Common Ground Angola (SFCG) e o Instituto Angolano de Sistemas Eleitorais e Democracia (IASED). O curso de capacitação sobre governação será feito em duas fases, sendo a primeira de 16 a 20 de Fevereiro e a segunda de 2 a 7 de Março, com o objectivo de aumentar os conhecimentos sobre o funcionamento da Assembleia Nacional e o formalismo sobre a aprovação de lei.
Aumentar as capacidades de comunicar e apresentar de forma fácil e compreensiva as questões ligadas aos jovens nas suas comunidades diante de governantes e encarregados de educação é também um dos objectivos do curso. O parlamento escolar será inicialmente implantado nas províncias de Luanda e Cabinda e tem como grupo alvo jovens estudantes dos 15 aos 20 anos, das escolas públicas do primeiro ciclo.
In Agência AngolaPress

Sem comentários: