terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Pais e docentes estão entregues a si próprios - Dia Europeu da Internet Segura assinalado esta terça-feira com muitas palestras e poucas medidas


Sabe o que o seu filho anda a fazer na Internet? Estará em segurança? É preferível utilizar a Net em casa ou na escola? As respostas são difíceis e dependem da educação e dos conhecimentos informáticos dos pais e dos professores.

O Dia Europeu da Internet Segura é assinalado esta terça-feira com uma série de iniciativas de consciencialização e sensibilização sobre a problemática da segurança na Internet, mas, além destas acções, Portugal não tem uma estratégia no domínio da segurança das tecnologias de informação e comunicação. Os pais limitam-se a pagar as contas da Internet ao fim do mês e nas escolas é dada pouca atenção ao tema.

Apesar da União Europeia ter vindo a aumentar as verbas destinadas à promoção da segurança online das crianças e jovens (passou de 45 milhões, em 2004, para 55 milhões, até 2013), "as famílias e as escolas estão entregues a si próprias. Não existem quaisquer orientações do Ministério de Educação ao nível de procedimentos nem de tecnologias. A formação de professores neste âmbito é diminuta. A ignorância gera o medo e este empurra para as proibições", sublinha Tito Morais, fundador do site MiudosSegurosNa.Net. (Ver link na coluna à direita nos sites úteis - Tito de Morais)

E também não há ajudas da União Europeia que nos valha. Portugal tem sido tradicionalmente dos países que tem participado com menos projectos nestes domínios. "Ao todo, terá beneficiado de pouco mais de 500 mil euros desde 1999. Os valores que se investem neste domínio são irrisórios", alerta o especialista.

A política do Estado quanto a questões de segurança infantil na Internet está à mostra na Web. A Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação, tem um site (http://seguranet.pt), dirigido a toda a população, onde promove a utilização segura da Internet. Além de conselhos de instalação de filtros e programas de segurança infantil, a grande maioria dos conteúdos são de carácter informativo. E é nesta mesma linha que se assinala hoje o Dia da Internet Segura. Além de videoconferências, as escolas foram desafiadas a desenvolver actividades centradas nos alunos e encarregados de educação. Um pequeno passo para a alfabetização digital.

Por Manuel Molinos (in Jornal de Notícias)

Sem comentários: