segunda-feira, 2 de março de 2009

'Bullying' sobre lusodescendente chega ao supremo tribunal inglês

Discriminação. Rapaz diz ter sido humilhado durante cinco anos pelo facto de ser rico

'Bullying' sobre lusodescendente chega ao supremo tribunal inglês

O caso de John Thompson, o rapaz lusodescendente, que diz ter sido humilhado pelos colegas numa escola do Reino Unido, pelo facto de ser rico é analisado hoje pelo Supremo Tribunal de Justiça britânico, em Londres, podendo abrir um precedente em processos contra escolas privadas.

John Thompson que tem agora 23 anos, alega não ter recebido protecção da escola que frequentava, a Berkhamsted Collegiate School, a cerca de 50 quilómetros de Londres, um estabelecimento de ensino onde pagava cerca de 10 mil euros por semestre.

Um tipo de discriminação que em Portugal ainda não constitui um motivo de grande preocupação para a classe dos professores, pelo menos de acordo com as afirmações de João Grancho, presidente da Associação Nacional dos Professores.

No caso de John Tompson o facto de a família ser abastada passou a ser um motivo de provocação, que durou durante cinco anos, o que o levou a entrar em depressão e a tentar o suicídio em 2001, então com 16 anos, contou a família a diversos meios de comunicação.

Perante a alegada passividade da escola, os pais, a portuguesa Gracinda e o britânico Ian, decidiram então mudar o filho de escola e processar a instituição, tendo o recurso chegado agora ao tribunal de instância superior.

Outros casos anteriores e semelhantes ao de John Tompson contra escolas privadas, no Reino Unido , foram resolvidos fora dos tribunais ou até abandonados, mas um resultado positivo no dos Thompson pode criar um precedente judicial para outros processos.
- in Diário de Notícias