domingo, 26 de abril de 2009

Alunos espancados por colegas da escola

Dois alunos da escola EB 2,3 de Vialonga foram sovados por quatro colegas, esta sexta-feira, às portas do estabelecimento de ensino, tendo necessitado de tratamento hospitalar. Os agressores há muito que estão identificados.

Várias contusões, escoriações, cabeças fracturadas e hematomas. Este foi o resultado de um acto de bullying [violência física e psicológica de uns alunos sobre outros] cometido por quatro alunos da Eb2,3 de Vialonga contra dois outros colegas. O incidente ocorreu cerca das 14.30 horas, junto ao Mercado de Vialonga, quando as vítimas caminhavam para a escola.

Com 14 e 15 anos e bem inseridos no meio escolar, os dois jovens foram interceptados pelos colegas, que tentaram roubar à vítima mais nova um boné. Como resistiu aos intentos do grupo, o aluno acabou por ser sovado. Com os nervos e devido aos ferimentos, acabou por desmaiar, tendo batido com a cabeça na berma do passeio.

Segundo fonte do programa "Escola Segura", ao assistir ao sofrimento do colega, a outra vítima tentou travar o bullying, tendo sido também espancado pelos agressores, com idades entre os 13 e os 14 anos. Os autores do espancamento fugiram depois para a escola.

As vítimas foram transportadas ao Hospital Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, pelos bombeiros de Vialonga. Enquanto que o aluno mais velho teve alta ao fim da tarde, o mais novo permanecia internado ao fecho da edição.

Segundo Armandina Soares, presidente do Agrupamento de Escolas de Vialonga, os agressores estão identificados pelas autoridades, tendo sido apresentada queixa à GNR pelos pais das vítimas. "Sabemos quem são os alunos, até porque têm comportamentos difíceis e não é a primeira vez que levam a cabo estes actos. À excepção de um quarto elemento do grupo que não estava referenciado", explicou. "São miúdos mais novos do que os agredidos, mas em grupo conseguem coagir", acrescentou. Os agressores não sofrerão qualquer processo disciplinar movido pelo estabelecimento de ensino.
Por NUNO MIGUEL ROPIO in JOrnal de Notícias