quarta-feira, 22 de abril de 2009

Bruxelas pede a operadores para protegerem melhor as crianças


A Comissão Europeia (CE) apelou ontem aos principais operadores de telecomunicações europeus para redobrarem os esforços na protecção das crianças quando utilizam telemóveis.
O apelo surgiu no dia em que a GSM Association apresentou um relatório onde revela que a maioria dos jovens no espaço comunitário tem telemóvel, mas metade dos seus pais não sabem como os proteger de conteúdos ofensivos, como o acesso a imagens violentas, ou de ataques de bullying.

Para ajudar os pais europeus, a CE pediu às operadoras para reforçarem a posição que tiveram em 2007, quando 26 empresas adoptaram um código de conduta voluntário de protecção dos mais novos.

No estudo a GSM Association refere que existem códigos de auto-regulação em 22 dos Estados membros da UE e 80 por cento dos operadores já adoptaram medidas para evitar o acesso a conteúdos para adultos por parte das crianças.

Para a comissária europeia para as Telecomunicações, Viviane Reding, «este novo relatório da indústria móvel demonstra que as operadoras móveis já começaram a levar a sério as suas responsabilidades na protecção das crianças quando utilizam telemóveis».

in Semanário Sol