domingo, 18 de outubro de 2009

Professores não estão preparados para o 'bullying'


Metade dos alunos das escolas são autores ou vítimas de agressões escolares. O fenómeno será debatido hoje (Sábado) no congresso nacional de bullying, onde será apresentado um documentário. Especialistas garantem que docentes não têm formação para lidar com o problema.


Quase metade dos alunos das escolas portuguesas estão envolvidos em práticas de bullying, seja como agressores ou como vítimas. Mas os peritos alertam para a falta de preparação das escolas para lidar com o fenómeno. Estas questões vão ser debatidas, hoje, no Congresso sobre Violência Escolar e Bullying, no Centro Cultural de Moscavide, em Lisboa. onde será apresentado um documentário com casos de cinco jovens.

Uma das oradoras do congresso é Sónia Seixas, professora universitária, que realizou um estudo sobre violência escolar em cinco estabelecimentos públicos do 3º ciclo, na Grande Lisboa, tendo concluído que 42,2% dos alunos são agressores ou vítimas de bullying. "Os professores não estão preparados para lidar com o problema. Resolvem as situações pelo bom senso, mas sentem falta de formação", avisa Sónia Seixas, explicando que percebeu a ausência de preparação nas visitas que faz aos vários estabelecimentos de ensino para falar de fenómeno. "O bullying é um comportamento agressivo, intencional e repetido, que acontece na escola para causar dano" explica a professora, acrescentando que no seu estudo verificou que 17,9% são agressores, 17,2% vítimas e 7,1% alternam entre os dois papéis. E, diz, a maioria dos episódio acontece nos locais privilegiados do aluno: no recreio, nos corredores, nos balneário ou nas casas de banho .

Por isso, além dos professores, também as auxiliares de acção educativa, responsáveis pela vigilância destes espaços, têm de lidar com os casos de bullying. "Mas os auxiliares de educação são poucos, e grande parte deles tem apenas o nono ano, sem formação para lidarem com conflitos" alerta, por seu vez Graça Tavares, formadora na área das relações interpessoais que estará também amanha presente no congresso.

Opinião semelhante tem Fernanda Asseiceira, ex-deputada que coordenou a elaboração de dois relatórios sobre violência escolar na Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República e, tendo sido professora, conhece bem a realidade das escolas. "A violência escolar é uma área descurada. E os professores não têm formação para lidar com ela ", garante.

Já Mário Cordeiro, pediatra, considera que as escolas não apenas não sabem como lidar com os conflitos, como ignoram a dimensão do problema. "As escolas são tolerantes demais com o bullying", diz o médico, defendendo: "Tem de haver tolerância zero". As situações de violência escolar tendem a ser resolvidas com a mudança de escola da vítima de bullying ou com a suspensão do agressor. Mas, a opinião generalizada entre os especialistas, é que estas opções não são solução.

"A escola falha quando uma criança é obrigada a mudar" defende Fernanda Asseiceira, acrescentando que os alunos têm de ser acompanhados para que não fiquem traumatizados.

O trauma revela-se em sintomas psicosomáticos (dores de cabeça, insónias, vómitos), psicológicos (tristeza, desamparo ou até pensamentos suicidas) e nos resultados escolares (desmotivação, insegurança e notas baixas).

Se a solução usada na maioria das vezes com as vitimas de bullying está errada, o mesmo se pode dizer com as sanções aplicadas aos agressores. "Não se pode optar pela suspensão, porque é um reforço do estatuto social do agressor", explica Sónia Seixas.

Para os especialistas, não há receitas mágicas, mas é preciso apostar na prevenção. E, apesar do bullying ter o seu pico quando os alunos entram na adolescência, aos 13 anos, as práticas agressivas começam cada vez mais cedo, logo no jardim-de-infância. É preciso ensinar as crianças a resolver os problemas através da mediação. Para além disso, é preciso trabalhar a auto-estima, para aprenderem a ser assertivos. "Temos de ensinar as crianças que, em vez de chorarem, devem reclamar que o colega tirou o brinquedo" explica Graça Tavares.
In Diário de Notícias, por Catarina Guerreiro

O Projecto ProCiv regressou...

O Projecto ProCiv - Projecto de Prevenção e Acompanhamento de Atitudes e Comportamentos está de volta neste início de ano lectivo (ver Notícias)

Esteja atento(a) às novidades para o ano escolar de 2009/2010!

A Equipa do ProCiv

Bullying: saiba como evitar


Vinte e cinco por cento dos alunos portugueses estão envolvidos no fenómeno de bullying, uma palavra que serve para designar violência praticada por crianças e jovens, uns sobre os outros, normalmente na escola.

Para ajudar a identificar este problema e encontrar soluções, realizou-se este sábado em Loures um seminário onde foram indicados caminhos para evitar que haja cada vez mais vítimas e agressores: identificar os casos, agir e principalmente abandonar a ideia de que é normal que as crianças sejam cruéis. Ninguém cresce de uma forma saudável quando abusa ou é abusado de forma contínua.

Os especialistas referem que, como este é um fenómeno que acontece em grande parte na escola, cabe aos estabelecimentos de ensino tomar medidas preventivas. Coisas simples que podem fazer toda a diferença.
O problema pode começar bem cedo, logo no jardim-de-infância. O diálogo entre pais e filhos que fomente a auto-estima das crianças e adolescentes é meio caminho andado para evitar o bullying.