sábado, 26 de junho de 2010

Operação “Recreio Seguro II” - PSP deteve 270 pessoas e apreendeu 11 armas junto das escolas

A operação “Recreio Seguro II - A violência não entra na escola” da PSP junto das escolas do país, que decorreu durante 47 dias, terminou com a detenção de 270 pessoas e a apreensão de 11 armas, foi hoje anunciado.

Durante a operação, que decorreu nas imediações dos espaços escolares entre 3 de Maio e 18 de Junho, a PSP efectuou 270 detenções, entre elas 31 por tráfico de droga, 23 por furto e roubo e três por posse de arma ilegal.

Segundo a polícia, foram apreendidas 11 armas e 1570 doses de estupefacientes, além de terem sido detectadas 3776 infracções ao Código da Estrada, sendo a maioria por uso do telemóvel durante a condução (281), estacionamento irregular ou abusivo (1265), não utilização do cinto de segurança (230) e dos dispositivos de retenção (cintos de segurança).

A PSP referenciou também 77 cidadãos pelo consumo de droga, que foram encaminhados para as respectivas Comissões para Dissuasão de Droga e de Toxicodependência.

A operação que se realizou pelo segundo ano junto das escolas teve por objectivo “o incremento do sentimento de segurança” nos espaços escolares, “prevenção dos índices de violência grupal e da criminalidade em geral, bem como a sinalização de comportamentos de risco por parte dos jovens”, normalmente associados ao consumo de álcool e de droga, tendo em vista a sua reabilitação, explica a PSP, em comunicado.

Nos 47 dias da operação, a polícia reforçou os efectivos dos programas de proximidade, como Escola Segura, com meios policiais complementares e realizou 1040 acções de sensibilização de trânsito, violência e comportamentos de risco ministradas aos alunos e encarregados de educação.

Sem comentários: