sábado, 20 de março de 2010

Viana: falta de espaço na Secundária de Monserrate gera situações no limiar do bullying

A falta de espaço para o recreio, devido às obras de requalificação, está a potenciar 'muita agressividade e muita indisciplina entre os alunos' da Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo, havendo mesmo casos 'no limiar do bullying'.

A afirmação foi hoje feita pelo diretor da escola, José Carvalhido da Ponte, que garantiu que este ano letivo já foram punidos mais de 60 alunos.

'Uns foram punidos com actividades de apoio à comunidade, como lavar louça ou varrer corredores, mas outros, uns três ou quatro, foram suspensos', acrescentou o diretor, dando conta que a pena mais elevada até agora aplicada foi a suspensão por cinco dias.

'Há uma situaçãozinha ou outra que anda um bocadinho no limiar do bullying [violência física ou psicológica reiterada]. Não é bullying, mas anda no limiar de o ser', disse ainda.

Segundo Carvalhido da Ponte, o problema é que, por causa das obras, o espaço de recreio da escola foi reduzido para menos de um terço, o que gera grande concentração de alunos.

'Muita gente em pouco espaço está a potenciar muita agressividade e muita indisciplina entre os alunos. Estamos muito comprimidos e quando estamos muito comprimidos a indisciplina grassa um bocadinho mais. Esse é o grande drama neste momento', afirmou.



O diretor da Secundária de Monserrate lembrou que os alunos precisam de espaço para se poderem 'expandir', para darem 'uns pontapés na parede' e assim 'deitarem cá para fora toda a raiva que lhes vai das aulas'.

'Isso também faz falta. Ou então ter um amigo, um companheiro ou companheira ao lado, a quem possamos chamar nomes', referiu.

Carvalhido da Ponte disse que também há quem escolha as salas de aula e os professores para extravasar a sua raiva.

'Às vezes, há quem chame nomes aos professores, abertamente. Dizem assim: 'mas o senhor é um chulo'. E lá tem de se mandar o aluno para casa uns dias. Isso é muito complicado, muito complicado', acrescentou.

As obras de requalificação da Escola Secundária de Monserrate, em Viana do Castelo estão orçadas em 14,7 milhões de euros e deverão estar concluídas em dezembro.

A este investimento há ainda a juntar os cerca de seis milhões de euros que custará o novo equipamento.


In Correio do Minho

Funcionária de uma escola em Coruche agredida por familiares de aluno


Uma auxiliar de acção educativa da escola de Vale de Mansos, em Coruche, foi agredida por familiares de uma criança, tendo sido transportada ao Hospital de Santarém, de onde já teve alta.
Segundo a presidente do agrupamento de escolas de Coruche, Fátima Bento, a agressão aconteceu ontem, quinta-feira, dentro das instalações da escola e envolveu quatro familiares do aluno, três adultos e um adolescente, que residem numa comunidade dentro da vila.
A funcionária, que acompanha as crianças nos transportes escolares, terá sido o alvo escolhido por ter repreendido a criança quando esta causou distúrbios dentro do autocarro.  
"Este não é um caso isolado", disse Fátima Bento, adiantando haver crianças que têm vindo "a provocar problemas e a demonstrar comportamentos de indisciplina dentro e fora da escola, sobretudo nos transportes escolares".  
A professora diz que, após tomar conta destes comportamentos de indisciplina, resolveu pedir o apoio da autarquia e da GNR de Coruche para começar a chamar a atenção das famílias.  
O capitão Botas, da GNR de Coruche, disse à Agência Lusa que foi tomado auto de notícia da agressão de quinta-feira, mas que, nestes casos, apenas os adultos poderão ser chamados a responder pelos seus actos.  
"A maioria destas crianças têm entre seis a oito anos de idade e não podem ser imputadas. Nem mesmo ao abrigo da Lei Tutelar Educativa, que só se aplica a jovens entre os 12 e os 16 anos. Há um vazio legal", frisa o militar, acrescentando que estes casos de indisciplina na escola têm sido apenas reencaminhados para a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens local.  

In Jornal de Notícias