quarta-feira, 1 de abril de 2009

7500 pedem responsabilização dos pais

Há uma semana, Luís Braga não imaginava que a petição que lançou a pedir alterações à lei para responsabilizar os pais nos casos de absentismo, abandono e indisciplina escolar dos filhos reunisse o apoio de milhares. Ontem, a petição já tinha 7500 assinaturas e Luís Braga - também professor de Viana do Castelo, presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Darque - promete cumprir o "dever moral" de a levar à Assembleia da República. Isto, com o objectivo de aqui ser discutida.
O promotor da petição lembra que há já países que responsabilizam os pais, como exemplo os EUA e Inglaterra, em que por faltas injustificadas ou simples atrasos, os encarregados de educação chegam a ser penalizados com multas de 100 dólares (EUA) ou mais de 2000 libras (Reino Unido).
Em contraponto, lembra que às famílias portuguesas que actualmente é concedido o Rendimento Social de Inserção (RSI), e não cumprem a obrigação de garantir a escolaridade dos filhos, dificilmente são retirados esses apoios, apesar de estar previsto por lei.
Luís Braga diz que actualmente um professor só pode realizar um teste de recuperação aos alunos que faltam consecutivamente "para avaliar as dificuldades da criança". E na sua opinião têm de existir "mecanismos mais apertados" como "sanções ou multas às famílias negligentes", e até a retirada de prestações sociais.
Segundo o docente, há professores que chegam ao ponto de ter de ir buscar estudantes às suas próprias residências. "Tenho vários colegas que passam pela casa dos alunos para convencer os pais. Não são tão poucos casos como isso e eu também já o tive de fazer", conta
Luís Braga garante que a luta não é contra as associações de pais, mas contra os pais "que não se interessam". "Não há aqui nenhum preconceito contra o movimento associativo de pais, bem pelo contrário. Queremos pais presentes, o nosso problema são os restantes", aponta.
O texto, a que chamou "Petição pela responsabilização efectiva das famílias nos casos de absentismo, abandono e indisciplina escolar", está disponível em www.peticao.com.pt/responsabilizacao. "Quando escrevi este texto fiz algo em que acredito. Dá-me muita alegria saber que há outros que pensam como eu. O que não podemos é continuar a não encarar o problema", diz.
In Diário de Notícias por CPAULO JULIÃO