sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Caso de «bullying» abala escola do Montijo - Aluna de 14 anos vítima de violência física e psicológica

Uma aluna de 14 anos de uma Escola Secundária do Montijo está a ser vítima de violência física e psicológica por parte de colegas da mesma escola. Na sequência de uma agressão, a jovem até já foi parar ao hospital. Os pais já apresentaram queixa nas autoridades e no Conselho Directivo, mas em vez de ficar resolvido, o caso tem assumido contornos cada vez mais graves. Os pais temem pela segurança da filha e lamentam a falta de resposta da escola.

Beatriz Carreira tem medo de ir à escola desde que começou o ano lectivo. Por causa de uma história de ciúmes, um grupo de meninas de uma outra turma começou a persegui-la. Das agressões verbais o tom subiu até às ameaças e, a partir daqui, a história complica-se.

No processo disciplinar da escola, tal como a única agressora identificada, Beatriz foi considerada também agressora e receberam ambas castigo igual. A sanção de seis dias de suspensão com pena suspensa não arrefeceu os ânimos, bem pelo contrário.

A família passou pelo mesmo calvário uma segunda vez, com nova queixa na PSP, queixa no Conselho Directivo e nova espera por conclusões. O resultado do segundo processo disciplinar deve ser conhecido esta semana. O castigo máximo a que um aluno pode ser sujeito dentro da escola são 10 dias de suspensão e aparentemente apenas pelo que acontece dentro da escola.

De aluna regular, Beatriz luta agora para manter o rendimento escolar e conta apenas com pais e amigos para nunca ficar sozinha.

Ao contrário do que esta história mostra, as estatísticas dizem que a violência nas escolas está a diminuir. Admite-se porém que muitos dos casos podem não estar a ser reportados.