sábado, 27 de setembro de 2008

Educação/Plano Tecnológico: Videovigilância e alarme nas escolas dentro de mês e meio - coordenador



Lisboa, 26 Set (Lusa) - Os sistemas de vídeovigilância e alarme deverão chegar às 1.200 escolas do 2º e 3º ciclos do básico e secundárias dentro de "um mês e meio", revelou à agência Lusa o coordenador do Plano Tecnológico da Educação (PTE).

"Dentro de mês e meio os sistemas chegarão às escolas. O júri do concurso já elaborou o relatório preliminar, no qual expressa a vontade de adjudicação à ONI. Está a decorrer a fase de audiência prévia dos interessados, seguindo-se o relatório final. Foi necessário fazer vários esclarecimentos adicionais aos concorrentes. Se não fosse isso já tinha sido feita a adjudicação", explicou João Trocado da Mata.

Enquanto decorre este processo, 120 escolas já notificaram a Comissão Nacional de Protecção de Dados, procedimento obrigatório para a instalação daqueles equipamentos.

"Desenvolvemos um trabalho com a Comissão no sentido de facilitar e simplificar a notificação e aprovação deste processo. A muito breve prazo esperamos que todas as escolas notifiquem, já que é condição para a instalação destes sistemas", explicou.

As câmaras direccionadas para os pátios ou recreios exteriores e para espaços com concentração de equipamentos tecnológicos só estão ligadas fora do período de funcionamento da escola, lê-se no formulário que a Lusa consultou.

Durante a noite, o acesso ao sistema de videovigilância das escolas deverá ser realizado pelas autoridades policiais ou por uma empresa de segurança privada, contratada para esse efeito.
Em entrevista à Lusa, o coordenador do PTE revelou ainda que o Governo quer alargar para 100 o número de Academias Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que vão reforçar e certificar as competências dos alunos.

Segundo João Trocado da Mata, "está a ser preparada a adesão de mais dez grandes empresas ao programa `Academias TIC`, entre as quais a Intel".

Em Junho foram assinados protocolos de colaboração para a abertura das primeiras "Academias TIC", com empresas como a Microsoft, a Oracle e a Cisco, que arrancam ainda este ano com 30 academias.

"A expectativa é que seja possível implementar até ao final deste ano lectivo 100 Academias TIC. Poderemos ter 15 ou 16 grandes empresas da economia do conhecimento com cada uma a constituir cinco ou seis academias", explicou o responsável.

A formação e certificação em TIC é um dos três eixos de actuação do PTE. O modelo de formação dos docentes já está "desenhado", começando até ao final do ano a formação de formadores e a partir de Janeiro a formação de professores.

"Será um modelo modular, sequencial e disciplinarmente orientado. Posso garantir que vamos cumprir a meta de ter 90 por cento dos professores formados e certificados em tecnologias da informação e comunicação em 2010", afirmou.

Em relação aos diversos concursos públicos internacionais lançados para apetrechamento das escolas, João Trocado da Mata indicou que a aquisição de 111 mil computadores já está em fase de adjudicação e que até ao final do ano "a esmagadora maioria" destes equipamentos já estarão nas escolas.

O objectivo é ter um rácio, durante este ano lectivo, de 1 equipamento por cada cinco alunos. Em 2010 será de 1 computador por cada dois estudantes.

Por outro lado, garantiu que as redes de área local, que permitirão aceder à internet a partir de qualquer ponto do estabelecimento de ensino já estão a ser implementadas e que o Centro de Apoio Tecnológico das Escolas arranca no ínicio de 2009.

O Plano Tecnológico da Educação representa um investimento de 400 milhões de euros e pretende colocar Portugal entre os cinco países europeus mais avançados na modernização tecnológica dos estabelecimentos de ensino.

in Lusa, por Marco Lopes da Silva (texto) da Agência Lusa

Sem comentários: