sábado, 11 de outubro de 2008

Jovens navegam na web sem limites


SÃO PAULO – Pesquisa da ONG SaferNET revela que 87% dos jovens usam a internet sem restrições.


A SaferNET concluiu que a maioria dos pais (63%) não impõe regras de uso da internet pelos filhos. A maioria dos jovens (77%) fica o tempo que quiser navegando na web – e a maioria (55%) dos pais acham que os filhos ficam tempo demais conectados. Entre os jovens entrevistados, 47% ficam mais de 4 horas navegando por dia. E muitos dos participantes de até 18 anos reconhecem que ficam tempo demais conectados à web (55%).

De acordo com a pesquisa, 53% tiveram contato com conteúdos agressivos e que consideravam impróprios para a idade. Dos jovens que participaram da pesquisa, 38% relatou ter sido vítima de cyberbullying (ameaça virtual) e 10% afirmou ter sofrido algum tipo de chantagem online.


Apesar disso, o estudo revelou que 40% dos jovens se sentem seguros e que podem se defender de qualquer ameaça na web. Por outro lado, 53% dos pais disseram que nunca sentem que seus filhos estão seguros navegando na internet e 40% dos pais informaram que seus filhos já expressaram incômodo ou constrangimento em relação ao que vivenciaram na internet.


Em relação às preferências do internauta jovem, 80% disseram que gostam de navegar em sites de relacionamento e 72% usa comunicadores instantâneo. E eles se expõe bastante: 72% publicam fotos na web, 52% divulgam o nome e sobrenome e 21% fornecem o nome da escola e/ou clube que freqüentam.


A pesquisa contou com a participação de 1400 crianças, jovens e pais de todo o País: 875 eram crianças e jovens menores de 18 anos e 251 eram adultos com filhos.


Em parceria com o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP), a ONG SaferNET é responsável pela Central Nacional de Denúncia de Crimes Cibernéticos. Mais informações no endereço http://www.safernet.org.br/.


in Info Plantão

Sem comentários: