segunda-feira, 25 de maio de 2009

A Importância da Comunicação Em Debate Na Escola Secundária Dr. Manuel Gomes De Almeida


No dia 15 de Maio, no pavilhão Multimeios em Espinho decorreu uma palestra denominada “o dia da comunicação” que foi organizada pelas alunas Adriana Ferreira, Inês Zenha e Sara Ribeiro da turma 11º (8ª) do curso Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade.

Segundo a professora, Paula Oliveira, “a análise deste tema reveste-se de uma importância extrema para o curso e tem sido alvo de análise em diversas aulas.
Antes de serem excelentes profissionais em qualquer uma das áreas do curso, têm que ser bons comunicadores. Por exemplo, apresentar uma campanha publicitária ou, no caso do marketing, defender um plano estratégico para uma marca produto ou serviço ou ainda fazer uma conferência de imprensa, é imprescindível que façam comunicações assertivas. Os alunos que optem por uma destas carreiras necessitam ter uma personalidade extrovertida, empreendedora, criativa, demonstrar autoconfiança quando comuniquem com públicos.

Entendo que isto é apenas teoria e por si só não chega!”

Acrescenta ainda que tem sido preocupação trabalhar todos estes itens com os alunos nas aulas, através de apresentações e defesas de trabalhos e posteriores autoscopias com o intuito de lhes incutir sentido de Responsabilidade, Rigor e Profissionalismo. É sem dúvida um excelente exercício para os aproximar da realidade de trabalho.

O orador convidado, Dr. Rafael Rocha, director de Comunicação e Imagem da ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários) para quem comunicar “é um termo muito lato, portanto tudo é comunicar, a fotografia, as artes, o cinema, o teatro, linguagem verbal e não verbal, tudo isso é comunicação.”

Como referiu ao Jornal Defesa de Espinho, o orador veio falar “sobre os 15 minutos de fama a que todos temos direito, como dizia Andy Warhol e portanto como podemos aproveitar esses nossos 15 minutos. Vou dar algumas dicas para que, se chegar a oportunidade, estes jovens possam de alguma maneira fazer boa figura.”