sexta-feira, 8 de maio de 2009

SEMINÁRIO EMPREENDEDORISMO – “INTEGRADO”



A Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida e a ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários) assinaram no passado mês de Março um protocolo, no âmbito da Academia dos Empreendedores.


A Academia dos Empreendedores é uma marca lançada e promovida pela ANJE com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional e pretende dar um novo impulso à capacidade empreendedora das novas gerações. Com este intuito, são organizadas, em parceria com escolas e universidades, diversas actividades de modo a promover o empreendedorismo qualificado.

O seminário Empreendedorismo – “Integrado” foi o primeiro projecto que surgiu desta parceria.
Mas, como salienta a professora de Marketing, Paula Oliveira, “é primeira de muitas actividades que vão surgir de modo a dinamizar o curso e envolver toda a comunidade escolar”.

No seminário estiveram presentes três turmas de 11º ano e uma turma de 10º dos cursos profissionais de Turismo e Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade. Estes jovens terão de efectuar um estágio curricular no último ano do curso e estas iniciativas são também uma forma de os aproximar desde já do mundo do trabalho dando-lhes a conhecer essa realidade.

Na sessão de abertura do seminário marcam presença: Inês Sá, directora de Curso de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade e o representante da ANJE /Academia dos Empreendedores, José Fontes, cujo tema da intervenção foi “Empreendedorismo – Inovação em Movimento”.

Delfina Craveiro, técnica superior na direcção de serviços do emprego e formação da Delegação Regional do Norte falou dos programas de apoio às empresas e Joana Freitas, do projecto d’ Barriga deu o seu testemunho enquanto empresária e empreendedora.

No fim da sessão houve espaço para o debate e a sessão de encerramento foi presidida pelos alunos, Tiago Silva, Tiago Ferreira, Vânia Sá e Mário Rodrigues do 11º 8ª do Curso de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade.

Texto da autoria da formadora Paula Oliveira