segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Marketing Social Em Análise Com Orador de Prestígio do Panorama Empresarial Português – Engº Pedro Oliveira da BP Portugal


A assistir a este evento estiveram os alunos do 10º (12ª) e os alunos do 11º (8 e 9ª) do curso de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade e ainda alguns professores.

No segundo ano do curso, e no que concerne à estrutura modular, mais concretamente módulo 6 analisa-se o marketing social. Esta palestra acontece no momento mais oportuno.

Refere a professora Paula Oliveira “estudamos, debatemos este domínio do marketing, que ao contrário do que se pensa, não é encarado pelas empresas como uma questão de moda, mas sim uma preocupação estratégica e nas aulas analisamos diversas marcas que se tornaram case study. Um dos exemplos é BP/ ROCK IN RIO- Lisboa."

O orador, Eng. Pedro Oliveira, director da Rede de Retalho da BP em Portugal, falou dos projectos em que esta empresa tem vindo a participar numa vertente mais social e elucidou a plateia sobre como é que tudo acontece.

A BP enquanto empresa cidadã, patrocinou a Tenda Mundo Melhor e doou uma parte da margem e lucros operacionais dos produtos que vendeu em Portugal até ao final do festival à SIC Esperança.

O orador falou também de outros projectos que a BP desenvolve neste domínio do Marketing Social, nomeadamente, o Projecto “Mão na Mão”. A BP assinou um protocolo com outras empresas que levou à criação de um movimento empresarial de voluntariado denominado "Projecto Mão-na-Mão". Este projecto, direccionado para Instituições Privadas de Solidariedade Social e Organizações Não Governamentais que apoiam, entre outros, cidadãos portadores de deficiência e idosos, passa pela execução de tarefas específicas sob a orientação de quem detém o conhecimento.

O papel da empresa é o de oferecer a sua mão-de-obra a uma causa social, promovendo a participação dos seus colaboradores, que para o efeito serão normalmente remunerados sem desconto de dias de trabalho. Porque se trata de voluntariado empresarial, as acções deverão sempre decorrer durante o horário de expediente.